Home » Artigos » A AMER aposta em seu aprimoramento técnico e implanta o D-FMEA

A AMER aposta em seu aprimoramento técnico e implanta o D-FMEA

O FMEA (Failure Mode and Effect Analysis / Análise dos tipos de falhas e efeitos) é uma técnica que tem por objetivo reconhecer e avaliar a falha potencial de um produto/processo e seus efeitos. Além de identificar ações que podem eliminar ou reduzir a chance da falha potencial vir a ocorrer.

Em resumo FMEA é uma técnica que procura listar todas as possíveis falhas (de Produto ou do Processo) e suas causas para que sejam analisadas e tomadas as ações preventivas necessárias.

O D-FMEA (Development/ Desenvolvimento) é complementar ao processo de desenvolvimento do projeto e faz com que o mesmo contenha os requisitos que satisfaçam as necessidades dos clientes.

Historicamente a primeira aplicação formal da FMEA foi na indústria aeroespacial em meados dos anos 60. O que para a época foi uma grande inovação no desenvolvimento de processos industriais.

A nova ferramenta de trabalho foi implantada em um evento realizado em 26/05/2011, com a participação de todo o nosso time. A apresentação do novo procedimento como ferramenta de trabalho foi feita pelo nosso colaborador Rafael Nunes, sendo que esta analise é parte integrante do nosso processo de desenvolvimento de projetos, além de ter a função de integrar o grupo multifuncional destacado para o trabalho. Juntamente com esta ferramenta foram padronizados também a descrição de funcionamento e o estudo de tempos de ciclo.

A AMER sempre estará buscando novos meios e aprimoramentos para que os nossos clientes tenham sucesso no que se propõem a fazer.

Deixe uma resposta