Home » Melhoria Contínua » O que é mais importante: Planejar ou Replanejar?

O que é mais importante: Planejar ou Replanejar?

Constantemente, independente do tipo de atividade que uma organização desenvolva, sempre falamos e discutimos sobre o famoso modelo gerencial PDCA. Sempre atual e verdadeiro, tanto quanto de difícil perpetuação no comportamento corporativo.

PDCA

O planejamento e a execução até que são freqüentes e abundantes nas atividades coletivas, mas a verificação e as correções já são mais raras e escassas.

Existe uma consciência coletiva nas corporações que: quando o planejado não acontece, automaticamente desaparece a obrigatoriedade e o comprometimento finaliza-lo, sendo que desvios pequenos se transformam em falta total de controle.

Na realidade quando não acontece o que fora planejado, não precisa ser feito nenhum drama existencial, temos que ter duas atitudes nesta momento:

- Reconhecer que não fizemos a verificação e as correções necessárias e adequadas ao contexto;
 - Replanejamento da situação que nos encontramos para viabilizarmos atingir o objetivo inicial do projeto.

Afinal isto é o que ocorre em todas nossas atividades, tanto pessoal quanto profissional, exemplo simples e dos mais atuais, quando colocamos o destino desejado no nosso GPS e começamos a jornada e num dado instante não seguimos a orientação daquela voz: “A 300 METROS VIRE A DIREITA” e passamos reto, o que acontece?

O GPS havia planejado a rota, nós começamos a executa-la, ele verifica em tempo real o PLANEJADO X EXECUTADO, e na primeira não conformidade aquela voz se manifesta: “Recalculando nova rota…”, ou seja, corrige o mais rápido possível a rota para minimizar o impacto da não conformidade para chegarmos ao destino desejado o quanto antes.

Ou seja, o que é mais importante: Planejar ou Replanejar?

Nosso diretor de negócios opina sobre o assunto:

“Os dois são igualmente importantes pois só se replaneja quem planejou, e quem não planejou não fica até o final de campeonato algum…”

Para nos adequarmos as necessidades do contexto mundial, onde os cenários vão mudando com freqüência e a interatividade entre os players dos diferentes mercados é quase on-line, investimos em um treinamento sobre gerenciamento de projetos através dos recursos avançados do software MS PROJECT com a Bessa Consultores do Rio de Janeiro.

Bessa Consultores e AMER

AMER acredita que o planejamento e principalmente o replanejamento ágil são ferramentas essenciais para melhorar nosso desempenho e fortalecer as nossas parcerias com clientes e fornecedores.

Deixe uma resposta